Início » Uncategorized » O Super Bowl é hoje

O Super Bowl é hoje

O Super Bowl é hoje
O maior evento de esporte profissional americano
03 de fevereiro de 2013. Exatamente às 8 horas da noite, hora de Fortaleza, 21h, de Brasília, milhões de americanos estarão sentados à frent da TV para ver o Super Bowl XLVII. Ao mesmo tempo outros milheres de pessoas em todo o mundo estarão seguindo o mesmo jogo pela ESPN.

Os números são grandes. O preço de um comercial de 30″ no intervalo do Super Bowl é de 7 milhões de reais, 3,5 milhoes de dólares. O ingresso mais barato custa 1.500,00 reais, 850 dólares. O ingresso médio custou 3.316 dolares, 6.600 reais.* A audiência esperada é de 117 milhões pessoas de pessoas nos Estados Unidos. Em termos globais só perde para a copa do mundo da Fifa. Em termos americanos, não perde para ninguém.

O jogo é estranho. Parado a maior parte do tempo. Os times se preparam, passam a bola e os jogadores derrubam os outros, se engalfinham e se amontoam. Tudo em uns trinta segundos. Aí começa tudo de novo.

Para entender é preciso saber o básico. Por isto redigi este pequeno texto que pode ajudar a quem não conhece o futebol americano a entender o jogo. Embora muitos de nós tenhamos o domínio da língua inglesa, coloquei a pronúncia dos nomes de eventos específicos do jogo para ajudar aos mais novos.

 

O Futebol Americano

O Campo. O campo é mais ou menos do tamanho de um campo de futebol. É dividido em faixas, quase dez metros cada. Há um gol em forma de ipsilone em cada lado.

A bola. A bola é de borracha como a bola de basquete. Amendoada com duas pontas rombudas em cada lado. Pesa perto de 400 gramas.

O objetivo do jogo. Se faz ponto com “touch down” (pronuncia-se tatch daum) ou “field goal” (Pronuncia-se fíeld(e) gol).

O touch down, ou TD, acontece de duas formas: quando um jogador de ataque atravesssa a última linha do campo – goal line – com a bola nas mãos; ou quanto um jogador de ataque recebe uma bola arremessada para a zona de pontuação. O TD vale em regra 6 pontos – há uma situação especial em que vale somente 2.

O Field Goal, ou FG, é um chute para a trave em forma de Y. Vale 3 ou 1 ponto. Vale 3 pontos quanto o chute é realizado ao final de uma jogada normal do jogo. Vale 1 ponto quanto o chute é ralizado logo depois de um TD.

O jogo. Apenas uma parte do time fica em campo a cada jogada. De um lado a defesa, do outro o ataque.

Na primeira jogada uma equipe chuta a bola para a outra a partir de seu próprio campo. A equipe adversária recebe a bola e tenta atacar. A outra se defende. Vale derrubar para impedir o avanço do jogador que pegou a bola.

A jogada se reinicia no ponto onde o jogador foi derrubado ou que parou com a bola.

Aí troca todo mundo. Entra a turma do ataque de uma equipe, e a defesa da outra.
O time que está no ataque move a bola. Ficam todos em formação de linha.  A bola é entregue ao “Quarter-back” (pronuncia-se cuarerbéc), o cérebro do time. De posse da bola ele tem três opções básicas: lançar a bola para outro jogador, entregar a bola a outro jogador que vai correr com ela na mão; ou correr ele mesmo com a bola.

O outro time tenta imobilizar o ataque pela força. Vale derrubar qualquer jogador desde que ele tenha a bola nas mãos.
Vale também tomar a bola do outro, à força mesmo.

Cada equipe tem quatro jogadas de ataque para andar 10 jardas (quase dez metros). Quando não consegue fazer este avanço nas 3 primeiras, normalmente, chuta a bola de volta na última tentativa. Neste caso, se acertar o gol em forma de Y marca três pontos.

Faltas. Não é permitido tiro nem facada. Também não é permitido agarrar jogador sem bola, puxar na máscara ou na camisa. Impedimento: Un jogador avança antes da jogada ser iniciada. Isto é, antes da bola ser entregue ao QB.  As faltas são punidas com perda de terreno de ataque.

Jogadas importantes que podem mudar o rumo da partida.
Fumble (se pronuncia fâmbou). Acontece quando a bola cai das mãos de um jogador que está de posse da bola. Neste caso pode ser recuperada pela defesa do outro time. Aí, muda tudo de novo. Entra o ataque do outro time e a defesa do que perdeu a bola.

Interceptação. (em inglês interception). Acontece quando um jogador da defesa intercepta uma bola lançada pelo time atacante antes da bola cair no chão, e a mantém. Muda todo mundo de novo.

Tempo de jogo. O jogo dura de fato umas três horas. São quatro tempos de 15 minutos cada, o que daria uma hora. Mas o jogo é parado o tempo todo. Os dois primeiros tempos não tem intervalo. Do segundo para o terceiro, há um intervalo de 30 minutos.
Além disso o jogo é parado a cada jogada. E o cronometro é parado quando um jogador sai do campo de posse da bola ou quando um dos times pede tempo. Cada um tem 3 tempos (times outs) para pedir na primeira metade e 3 na segunda.

Jogo de inteligência, planejamento, sorte e emoção. A emoção é grande. Há jogos inacreditáveis. Viradas. Equipes menores vencendo gigantes. Atrás de tudo isto há um sofisticado planejamento estratégico para o ano e para cada partida. As jogadas são preparadas e ensaiadas o ano todo. As decisões do Qarter Back, sua leitura do jogo, auto-confiança e controle emocional durante são essenciais. Erros e sorte também fazem parte do conjunto do jogo.

Osterne Feitosa

*O ingresso médio é a divisão da arrecadação total dividida pelo número de portadores de ingressos

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.275 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: